O Seminário de Mídias foi uma ação desenvolvida em 2008 e 2009 para estimular o apoderamento das novas tecnologias de comunicação e informação por parte de professores (as), estudantes e gestores (as), no intuito de criar uma cultura de aceitação das novas formas de ensinar e aprender, em sintonia com as transformações do mundo e com o universo dos sujeitos jovens.
Afinal, o universo juvenil está permeado por tecnologias como o celular, as máquinas fotográficas digitais, a televisão, os games, a internet, os mp3 e ipods entre tantas outras. Tecnologias que permitem um acesso interativo e constante das informações. Apropriar-se destas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem tornou-se uma das possibilidades de aproximação com a condição juvenil.
Não se trata mais de utilizar ou não os meios de comunicação na escola, mas sim perguntar de que modo pode a escola cumprir seu objetivo a partir dessa nova realidade?
Público Atingido
1ª edição 2ª edição 3ª edição
600 participantes 820 participantes 800 participantes
86 municípios 150 municípios 116 municípios
175 escolas 235 escolas 235 escolas
Saiba um pouco mais assistindo ao vídeo:
O vídeo a seguir foi produzido por estudantes e professores durante as atividades da oficina de cinema, na 3ª edição do Seminário de Mídias. A produção foi orientada pelo professor Rildo Farias e retrata um pouco sobre as dúvidas e hesitações dos nativos analógicos.